O confinamento é um método de cria eficiente, que possibilita um abate precoce dos cordeiros e torna viável a exploração econômica de pequenas propriedades
Os grandes conglomerados de pessoas nas cidades têm impulsionado a demanda e, consequentemente, a produção de carne de ovelha. Por isso, devido a grande diversidade estrutural das propriedades agrícolas brasileiras, alguns estudos vêm sendo feito no sentido de adaptar a produção ovina aos mais diversos meio ambientes. Várias técnicas vêm sendo testadas, com destaque para a desmama precoce, seguida de recria dos cordeiros em total confinamento. A adoção desse método requer custos extras de instalações e ração e por esse motivo, só é indicado para a criação de animais com genética capaz de oferecer um retorno significativo, tanto em termos de desenvolvimento, quanto de preço final.
O cordeiro ideal para o confinamento
Uma boa conversão da ração em carne, um elevado índice de crescimento e uma boa deposição de gordura são as características ideais para um carneiro a ser confinado. Vários outros fatores também devem ser levados em consideração para que o produto final seja condizente com o que espera o produtor rural, ou seja, é preciso um bom planejamento do sistema de produção, desde a seleção genética e controle sanitário até o plano de alimentação e o manejo do plantel. Um outro ponto a ser levado em conta pelo produtor adepto do confinamento de ovelhas são as estratégias para se conseguir bons preços de entresafra, o que é possível mediante a velocidade de engorda que o sistema permite e que faz com que o produto consiga um sobrepreço por chegar ao mercado em períodos diferentes dos cordeiros criados a pasto – que estão atrelados aos períodos das chuvas e pastagens.
Ovinocultura: uma atividade em franca expansão
A produção de ovinos de corte é uma atividade com grande potencial nos dias de hoje. Trata-se de um mercado com participação socioeconômica crescente e perspectivas muito boas no médio/longo prazo, sobretudo devido as novas tendências do consumo e a explosão da indústria da saúde e bem-estar. Sua consolidação dá-se também por ser uma alternativa viável a exploração econômica da pequena e média propriedade rural, o que, no Brasil, encontra raízes ainda muito fortes e com muito a ser explorado.
fonte: http://ovinocultura.com/ovinos-de-corte/
Nenhum comentário:
Postar um comentário